Pesquisar no site

Contato

Fernanda Pozza

fernandapozza@hotmail.com

Todmorden, a cidade comestível da Inglaterra

11/01/2014 19:31

Todos os moradores do município podem retirar gratuitamente qualquer alimento que precisarem das 40 hortas urbanas coletivas

Os 17 mil habitantes da pequena Todmorden, cidade inglesa próxima a Manchester, podem se alimentar gratuitamente todos os dias. Isto é possível porque os espaços públicos do município contam com hortas coletivas, das quais qualquer um pode retirar os alimentos que precisar.

A transformação da cidade em uma grande fonte de comida é resultado do projeto “Incredible Edible Todmorden” (Todmorden Incrivelmente Comestível, em tradução livre), que começou em 2008. O trabalho de plantio é feito voluntariamente pelos próprios moradores.

Hoje são cerca de 40 hortas espalhadas pelas ruas, jardins públicos, e até no quintal da delegacia local. As escolas também fazem parte do projeto, promovendo a educação para a prática da agricultura urbana e a valorização dos alimentos.

Conheça o site do projeto: https://www.incredible-edible-todmorden.co.uk/

Fonte: Catraca Livre

Minha opinião:

Gostei muito da proposta desta cidade! E Tem funcionado (5 anos!)! 

Estimula o zelo coletivo e se propaga entre adultos e crianças. Será que foi muito difícil a implantação? Por que geralmente colocam-se mil empecilhos!

O site mostra bem o engajamento. Aqui no Brasil, sei que há poucas cidades que tem hortas em território urbano, em Americana-SP tem. Porém as hortaliças são vendidas.  De qualquer forma, desta maneira funciona.